(Arraste as Fotos e Clique 2 vezes para ampliar)
Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos do Recife 2013. orgulhosamente a Irmandade do Senhor dos Passos do Recife trouxe mais um ano a 359 edição da Procissão dos Passos, esse ano com um ponto especial, que é 100 anos que residimos na Igreja da Madre de Deus localizada no Recife Antigo. uma vem que nossa igreja de origem foi demolida no ano 1913, a famosa Igreja do Corpo Santo.
Segue abaixo Historia da Mesma.
Em 06 de março de 1913, o padre João Augusto, vigário da igreja de São Pedro Gonçalves, ou do Corpo Santo, no bairro do Recife velho, na capital pernambucana, celebrou solenemente a última missa no templo, isso porque o mesmo deveria ser demolido em decorrência das obras de ampliação e modernização daquela parte da cidade. Construída em data desconhecida nas imediações da atual praça Barão do Rio Branco, no local onde antes se erguia a ermida do Santelmo (protetor dos pescadores no mar bravio), nas proximidades da atual ponte Maurício de Nassau, a velha igreja foi destruída rapidamente no ano seguinte, a golpes de picareta, aproveitando-se as pedras usadas em sua construção para feitura do meio-fio no calçamento do bairro.
Entre as peças de mobiliário e imagens sacras de lá transferidas para a igreja Madre de Deus, situada não muito longe dali, na rua com o mesmo nome, esquina com a Vigário Tenório, encontrava-se a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos, origem e causa de uma lenda já narrada por folcloristas renomados como Theobaldo Miranda e Luís da Câmara Cascudo. Dizia este último que o “Senhor Bom Jesus era alto, sombrio, macerado, com as manchas rubras de sangue coagulado, assombroso pela naturalidade e grandeza trágica. Ninguém sabe quem a esculpiu, nem a época em que apareceu. Mas era a imagem mais sugestiva e possuidora das admirações populares”.